domingo, 25 de novembro de 2012

Sobre o hiperdesconto no continente...

Apesar de tardio, acho importante colocar aqui esta informação:
O hiperdesconto pode não corresponder necessariamente aos 75% de desconto anunciados, passo a explicar, se fizer, por exemplo, a compra de um pack de bebidas por 10€ (arredondo os valores para as contas serem mais claras).

Assim:

Primeiro momento de compra (algures entre 20 e dia 2 de Dezembro)
10€ (pagos no acto da compra) mas 5€ + 2,5€ ganhos respectivamente em CC
Balanço: 10€ pagos 10€ em produtos

Segundo momento de compra (Algures entre 3 e dia 16 de Dezembro)
Trago 5€ de produtos e desconto os 5€ do cartao que sou obrigada a gastar neste período de tempo pelas regras do hiperdesconto.
Balanço: 0€ pagos 5€ em produtos

Terceiro momento de compra (algures entre 17 e dia 24 de Dezembro)
Trago 2,5€ de produtos e desconto os 2,5€ do cartão que sou obrigada a gastar neste período de tempo pelas regras do hiperdesconto.
Balanço: 0€ pagos 2,5€ em produtos

Contas finais
Valor pago : 10€
Valor em produtos adquiridos: 17,50€
Valor efectivo do desconto: 7,50€ (42,85% de desconto)

Ou seja, quem comprar neste moldes, acaba por ter apenas um desconto que nem chega aos 50%!!!!!
Cuidado a fazer as contas, verifique mesmo se este tipo de campanha e algo com a qual acha poder vir a ter algum tipo de beneficio!

Alguns perguntaram, mas então não e possível aumentar o desconto?
Bem, sim, mas para isso teria de comprar nos segundo e terceiro momentos de compras apenas produtos que também estejam em promoção para o cartão, o que deve ser difícil, visto que nestas datas o continente deve limitar para o mínimo os artigos com desconto em cartão....

Eu, pessoalmente, não sou fã deste molde de promoção, não vejo grandes ganhos possíveis de comprar nestes molde, mas não estou com isso a dizer que algumas pessoas que joguem com grandes saldos em CC, e comprem nas datas apenas os produtos em campanha, não possam fazer boas compras!

Fica o conselho de não deixarem de fazer muito bem as contas antes de investir neste tipo de campanhas!

PS- Fiz subinhado de algumas palavras para reforçar a ideia que quero transmitir! Não estou a dizer que os 75% só são na verade 42.85% - estou a afirmar que esse é o minimo de desconto que terá!

11 comentários:

  1. Realmente dá que pensar... Ainda bem que eu não quero nada com o Continente! Vou partilhar, pois considero muito bom o exemplo! Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E alarmante o que uma boa campanha de marketing pode fazer as carteiras de pessoas mais distraidas! :D
      Cada vez gosto menos do Continente, mas contudo, com uma boa gestão do saldo do CC, ainda é possivel fazer grandes descontos!!! Temos mesmo é de dar o braço a trocer aos prof. de matematica que bem avisaram que um dia iria dar valor á coisa!!!

      Eliminar
    2. Ninguém dá nada a ninguém! Toda a vida foi assim :(

      Eliminar
    3. Partilhei esse post seu e já há muita gente a fervilhar... Saliento este link: http://economiafinancas.com/2010/qual-e-melhor-um-desconto-directo-de-35-ou-um-desconto-em-cartao-de-50/

      Eliminar
    4. É uma realidade: ou se ama ou se detesta o Continente!!!!!

      Eliminar
  2. Fiquei sem perceber :/ se uma pessoa compra com 75%, depois so tem de gastar o dinheiro nos dias que eles dizem, nao ficamos a perder nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola patricia :)

      A perder nunca fica, aliás tem sempre um desconto minimo de 42.85%, mas não deixa de ser bastante nferior ao publicitado.
      Como escrevi no post, é possivel aumentar o desconto, mas teria de gastar o saldo em produtos em promoção, caso contrario acontece como no exemplo que utilizei :)

      Eliminar
  3. Olá

    Peço desculpa,mas as contas não se fazem bem assim, faz-me lembrar uma vez um senhor que juntava os produtos comprados com promoção e os restantes necessários mensalmente, transformando 75%,em valores ridiculos, dependendo do valor total das compras.

    Se fizer o mesmo exercício com os descontos de 50%,do Pingo Doce, por exemplo,considerando também uma compra dias depois, vai ver que chega à interessante conclusão de que os 50%, se transformam em 33% (Produto de 10,00-50% dá 5,00),
    Comprando depois produto no valor de 5,00 (a notita que sobrou da promoção), teremos:

    Contas finais
    Valor pago : 10€
    Valor em produtos adquiridos: 15€
    Valor efectivo do desconto: 5€ (33,33333% de desconto),muito longe dos 50%.

    Devemos estar sempre muito atentos, quando existem estas promoções e muitas vezes, aumentam o preço dos produtos para aplicarem o desconto mas,as contas que temos a fazer é se no final pagamos efetivamente muito menos do que normalmente se paga.

    Obrigada
    HELENA CARMO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Helena :)

      Não peça desculpa, todos os comentarios sao bem vindos, e é na troca de ideias que muitas vezes se retira o melhor da ideia do blog, que é a partilha.
      Se me permite discordar, o exemplo que referi, é a situação com a qual consegue o desconto minimo, não estou de modo algum a dizer, que os 75% em cartao do continente só são na verdade 42.85%!
      Como escrevi, muitas pessoas compram neste molde, descontando/abatendo o saldo acumulado ao total da proxima compra, e ao faze-lo ficam com uma ideia errada do desconto feito nos artigos em promoção.
      No seu exemplo do pingo doce, é como diz, um disparate dizer que o desconto imediato de 50% não é 50%! Esses sim, são os melhores, pois não nos obrigam a pagar a totalidade do produto para depois ter o restante retido em cartões/talões e complicações! :)

      Agora, vou manter o que escrevi, pois se fizer o exercicio acima exemplificado e rever as suas contas, verá que chega ao mesmo valor de desconto... (Resalvo, valor de desconto minimo, não necessariamente o que terá) Dai o post, para alertar as pessoas a fazerem as contas antes de gastar o saldo acumulado. De outra forma o que acontece é adiantar o dinheiro ao continente, garantindo que voltara nas datas que eles lhe indicam para o gastar (diminuindo assim a % do desconto)!

      Eliminar